terça-feira, 13 de abril de 2010

Situa-se no Alto Douro, freguesia de Chãs, concelho de Vila Nova de Foscôa, no Vale do Rio Côa, com a margem esquerda do qual confina, numa extensão de 2,5 Km, fazendo dali um irregular semicírculo, com área total de terreno de 164 hectares.

Na Quinta existem rochas com gravuras rupestres de Arte Paleolítica, reproduzidas em inúmeras publicações nacionais e estrangeiras e consideradas pelos técnicos de alto valor patrimonial, cientifico e cultural, e que estão classificadas como Património Mundial.

Agricolamente integra-se na zona demarcada de Vinho do Porto e na parte de Douro Vinhateiro – Património da Humanidade, sendo o seu terreno de características ideais para uma grande plantação de vinha (mais de 100 milheiros).

Já teve autorização de benefício da Casa do Douro, para plantio de 30.000 pés, e já teve também cerca de 3.500 oliveiras e 1.700 amendoeiras. No entanto, há anos que deixou de ser cultivada. Numa óptima localização, tinha uma casa em forma de U, hoje muito deteriorada.

Imediatamente a jusante e quase confinante, fica a Quinta de Santa Maria, ou Ervamoira, pertencente à firma Ramos-Pinto que ali levou a cabo uma extensa plantação de vinha.